Uncategorized

Objetivos da saúde

By fevereiro 3, 2021No Comments

1: Objetivos simples, claros e eficazes para viver mais e melhor.

Para muitas pessoas a ideia de levar uma vida mais saudável parece algo distante mas, com algumas mudanças de hábitos e cuidados com o corpo e a mente, é possível não só melhorar a saúde como também alcançar um estágio muito maior de felicidade. Pensando nisso, separei uma série de posts com alguns objetivos que considero essenciais para nossa saúde. 

 

2: Objetivos da saúde: tabagismo

Quando falamos em cuidar do coração e adotar hábitos mais saudáveis, não podemos deixar de citar um dos causadores de problemas cardiovasculares: o tabagismo. 

O cigarro pode fazer com que as artérias se tornem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura, já que pode interferir na produção de substâncias importantes para o nosso organismo. Além disso, o ato de fumar também pode dificultar a circulação do sangue e ainda afetar o consumo de oxigênio, fazendo com que o corpo absorva uma quantidade maior de colesterol. 

Assim, nosso primeiro objetivo para melhorar a saúde do nosso coração é evitar qualquer exposição ao tabaco. 

 

3: Objetivos da saúde: dieta

Alguns hábitos simples são capazes de fazer uma enorme diferença na nossa vida. Para cuidar melhor do seu coração, que tal começar com uma mudança nos seus hábitos alimentares? Uma dieta balanceada pode ajudar a manter não só o seu corpo mais saudável como também pode trazer inúmeros benefícios para sua mente!

Comece diminuindo o consumo de gorduras saturadas e foque em produtos integrais, vegetais, frutas e peixes. Você com certeza verá muitas mudanças positivas!

 

4: Objetivos da saúde: atividade física 

Você tem o hábito de praticar atividades físicas regularmente?

Essa é uma prática muito importante na hora de cuidar da saúde do seu coração. O ideal é fazer pelo menos 150 min por semana de atividade física aeróbica moderada (quando há aumento da respiração e é fácil falar) ou 75 min por semana de atividade física aeróbica intensa (quando há aumento da respiração e é difícil falar).

Além disso, é recomendável também uma atividade de força pelo menos duas vezes na semana. 

5: Objetivos da saúde: peso corporal

Como andam os cuidados com a sua saúde?

É muito importante se manter atento a todos os fatores que podem interferir ou prejudicar a nossa saúde. E um desses fatores é o peso corporal. Para contribuir com a melhora da sua qualidade de vida, o ideal é que o seu índice de massa corpórea (IMC) esteja entre 20 a 25 kg/m2. 

Também é recomendável que a circunferência abdominal em mulheres seja menor que 80 cm, e em homens menor que 94 cm.

 

6: Objetivos da saúde: diabetes 

Nos últimos anos, o número de casos de diabetes tem crescido e, por isso, é fundamental cuidarmos da nossa saúde, com uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas e consultas regulares ao médico. 

É importante também que você procure manter sua hemoglobina glicada (HbA1c) abaixo de 7% com ajuda de bons hábitos de vida e do uso correto de medicamentos.

 

7: Objetivos da saúde: pressão arterial 

Como está a sua pressão arterial?

Para aqueles que possuem dúvidas, o ideal é que nossa pressão arterial nunca ultrapasse o valor de 140/90 mmHg. Minha recomendação é que você tenha um aparelho em casa e não esqueça de sempre manter este controle!

Não esqueça também de sempre consultar um cardiologista regularmente. 

 

8: Objetivos da saúde: colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C):

Uma das coisas mais importantes para garantir os cuidados necessários com a saúde do seu coração é não deixar de se consultar regularmente com um cardiologista pois, durante as consultas você tem a possibilidade de entender qual o seu risco de ter doenças cardiovasculares e receber as orientações adequadas para manter uma boa qualidade de vida. 

E fique atento:

🟥  se o seu risco for muito alto: seu alvo é um LDL-C menor que 70 mg/dL

🟧  se o seu risco for alto: seu alvo é um LDL-C menor que 100 mg/dL

🟨  se o seu risco for moderado: seu alvo é um LDL-C menor que 115 mg/dL

🟦  se o seu risco for baixo: conserve bons hábitos de vida. 

9: Objetivos da saúde: estresse 

Todos nós estamos suscetíveis a algum tipo de exposição ao estresse mas, você sabia que altos níveis de estresse podem resultar em danos ao nosso coração?

Por isso, é fundamental que haja uma preocupação constante também com a nossa saúde mental. Assim, o enfrentamento e gerenciamento do fator estressante é indispensável e o ideal é que seja acompanhado de uma ajuda profissional. 

Qual desses objetivos você considera mais difícil de atingir? Deixe nos comentários e acompanhe o blog para mais dicas de saúde!